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Canal de Denúncia

O Canal de Denúncia Externa, independente e autónomo dos demais canais de comunicação, serve para receber e dar seguimento às denúncias previstas no Decreto‑Lei nº 109-E/2021, de 9 de dezembro, e na Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro, que assegurem a exaustividade, a integridade e a confidencialidade da denúncia, impedindo o acesso de pessoas não autorizadas e permitindo a sua conservação.

 

O que é?

O Canal de Denúncia é o meio pelo qual podem ser comunicadas eventuais violações ao código de conduta, às normas internas e à legislação vigente e apresentadas denúncias de factos que acarretem danos à imagem e à atividade da empresa. As comunicações são analisadas pelo departamento de recursos humanos e administração, que serão os responsáveis por acompanhar o cumprimento das normas, responder às dúvidas apresentadas e coordenar as investigações de denúncias feitas de forma confidencial.

 

Qual a sua importância?

É uma ferramenta importante no programa de integridade da empresa, pois as condutas praticadas e comunicadas serão avaliadas para que sejam tomadas as devidas providências, a fim de mitigar eventuais danos.

 

Como funciona?

O processo interno funciona da seguinte forma: o manifestante regista o seu relato via Canal de Denúncia, podendo fazê-lo identificando-se ou de forma anónima. O departamento de recursos humanos é o responsável pela análise e coordenação das investigações sobre o facto apresentado. Após conclusão, o departamento de recursos humanos tomará uma decisão e estabelecerá as ações corretivas necessárias para o caso. Por motivos de segurança e confidencialidade, a conclusão do processo é comunicada apenas aos manifestantes que se identificarem. Para contactar o Canal de Denúncia da SIE é importante ter previamente as seguintes informações:

  • Onde, como e quando ocorreu o facto?
  • Quem são os supostos envolvidos e responsáveis?
  • Quais os motivos aparentes?

 

A quem se destina?

O Canal de Denúncia destina-se a todos os colaboradores, diretos ou indiretos, clientes, fornecedores e parceiros, que desejem realizar comunicações de boa-fé, com responsabilidade e compromisso ético. Recordamos que a apresentação de falsas acusações ou informações incorretas e inverídicas também constituem uma violação ao código de ética da SIE, para além de poder estar enquadrado no direito penal.

As denúncias serão arquivadas, não havendo lugar ao respetivo seguimento, quando a infração denunciada é de gravidade diminuta, insignificante ou manifestamente irrelevante; a denúncia é repetida e não contém novos elementos de facto ou de direito que justifiquem um seguimento diferente do que foi dado relativamente à primeira denúncia; ou a denúncia é anónima e dela não se retiram indícios de infração.

Fases e prazos do processo do Canal de Denúncia:

1ª Fase: Fase Preliminar

  • Apurar a credibilidade das suspeitas denunciadas

2ª Fase: Abertura da Investigação

  • Abertura da investigação interna
  • Definição do âmbito e objetivos
  • Composição da equipa da informação

3ª Fase: Realização da Investigação

  • Recolha e validação da prova

4ª Fase: Comunicação dos resultados e apuramento das consequências

  • Comunicação dos resultados, fundamentos e conclusões
  • Formulação de recomendações

 

Canais para apresentação de Denúncias:

Presencialmente (não será, por natureza, anónima, embora seja garantida a confidencialidade);

Agendamento através do telefone +351 244812450, com indicação expressa de que é pretendido apresentar denúncia.

SIE – Sociedade Internacional de Embalagens, S.A.

Dpto. Recursos Humanos

Rua Santa Clara, Nº 564
Santa Clara, 
2400-019 Leiria
Portugal

Telefone (pode ser anónima)

Agendamento prévio através do telefone +351 244812450, com indicação expressa de que é pretendido apresentar denúncia.

Correio registado (garantia que pode ser anónima)

Enviar correspondência para:  

SIE – Sociedade Internacional de Embalagens, S.A.

Dpto. Recursos Humanos

Rua Santa Clara, Nº 564
Santa Clara, 
2400-019 Leiria
Portugal

com menção CONFIDENCIAL.

Correio eletrónico (pode ser anónima)

Email: recursoshumanos@sie.pt

site: https://www.sie.pt/contacto

Formulário (que se encontra em baixo)

Segue algumas alterações para descrever a sua situação:

  • O que aconteceu? Informe o máximo de detalhes possível.
  • Quando aconteceu ou acontecerá a situação relatada?
  • Onde aconteceu a situação? (Local, setor, empresa).
  • Quais os nomes das pessoas envolvidas? (Denunciados, testemunhas).
  • Como teve conhecimento da situação?
  • Tem conhecimento do motivo pelo qual a situação ocorreu?
  • A situação relatada é de conhecimento da empresa? Caso positivo, qual/quais o(s) nome(s) da(s) pessoa(s) que tem/têm conhecimento?
  • É possível medir o prejuízo em números?
  • Existem provas? Caso possua alguma, insira os arquivos nos campos de upload.

 

 

 

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